sexta-feira, 10 de abril de 2009

Fonte da Saudade

Da área vazia e arenosa no início dos anos 20, um novo bairro residencial surge, ainda convivendo com o passado industrial da região. Na imagem podemos ver, na Rua Fonte da Saudade, no fim do seu trecho reto, a fábrica da David & Cia, que manufaturava Papéis Pintados, e ocupava uma área considerável da região. Os galpões da unidade fabril ocupavam a área hoje ocupada pelas Ruas Alm Guilhobel e Idelfonso Simões Lopes, indo até a entrada da Rua Sacopam, que ainda não era visível no meio da mata do Morro da Saudade embora já estivesse aberta, como sua entrada nos mostra na foto.

A Pequena Cruzada, no mesmo terreno ocupava uma construção muito diferente da atual, e seus terrenos ainda não tinha sido cedidos para outras atividades.

Mais à frente, perto da Curva do Calombo observamos que, ainda haviam pouquíssimos imóveis na Av. Epitácio Pessoa, na foto apenas um pequeno edifício de apartamentos se destaca no meio do verde. No mesmo ponto, mas subindo a encosta vemos a Rua Tabatinguera ainda na sua condição primitiva, um dos pedaços da Trilha da Catacumba, usada desde tempos imemoriais, primeiro pelos índios e depois na colônia como caminho para os areais de Ipanema e Copacabana. A foto ainda nos brinda com a parte superior da trilha, bem visível, que se dirigia diretamente à área hoje ocupada pelo Parque da Catacumba.

A fundo a Praça Nicarágua na região da antiga Praia Funda, aos pés do Caminho do Caniço, hoje Rua Gastão Bahiana, e uma Ipanema totalmente ocupada, embora ainda só por casas e edifícios de 3 pavimentos. É interessante observar nas encostas o grande número de pedreiras, indispensáveis há até poucos anos antes para a construção civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário